EntretenimentoTecnologiaVariedades

Google homenageia Mama Cax. Um exemplo de superação.

Em homenagem ao Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Doodle de hoje celebra a modelo americana haitiana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Mama Cax. Ilustrado pelo artista convidado do Brooklyn Lyne Lucien, Mama Cax é mais conhecido por quebrar as expectativas em torno da beleza. A modelo e advogada desfilou com orgulho pelas passarelas em sua perna protética, muitas vezes projetada com cores e padrões. Neste dia de 2019, Mama Cax fez sua estreia na passarela da Semana de Moda de Nova York.

Homenagem Doodle

Mama Cax nasceu Cacsmy Brutus em 20 de novembro de 1989, no Brooklyn, Nova York, e cresceu em Port-au-Prince, Haiti. Aos 14 anos, ela foi diagnosticada com câncer ósseo e pulmonar. Como resultado de seu câncer, ela foi submetida a uma cirurgia malsucedida de substituição do quadril aos 16 anos, o que levou à amputação de sua perna direita. No início, Mama Cax estava deprimida e lutou para se aceitar com uma perna protética, pois queria que parecesse realista e combinasse com seu tom de pele.

Com o passar do tempo, Mama Cax começou a aceitar e amar seu novo corpo. Ela começou a usar capas protéticas estilosas com orgulho, incorporando-as como parte de seu estilo pessoal. Ela também começou a expressar seu amor pela moda e estilo com roupas coloridas, tinturas de cabelo e maquiagem ousada. Durante esse período de aceitação de sua deficiência, Cax também se dedicou ao atletismo e aprendeu a andar de bicicleta – ela completou a Maratona de Nova York!

À medida que o movimento de positividade do corpo crescia, Mama Cax percebeu que mulheres negras e mulheres com deficiência eram sub-representadas nas mídias sociais. Ela começou a postar regularmente e defender a inclusão na moda e usar a mídia social para discutir suas inseguranças corporais. Ela entrou oficialmente na indústria da moda como modelo em uma campanha publicitária em 2017 e foi contratada pela Jag Models logo depois. Em 2018, ela conseguiu uma capa da Teen Vogue e, no ano seguinte, Mama Cax desfilou nas semanas de moda de fevereiro e outubro em Nova York.

A vida de Mama Cax foi tragicamente interrompida por complicações médicas em 2019. A modelo e ativista é lembrada por expandir a imagem de como as pessoas com deficiência deveriam ser ou se parecer. A vibrante arte Doodle de hoje é um reflexo de sua vida brilhante. A obra de arte destaca as muitas facetas de sua identidade, incluindo sua herança haitiana, sua cidade natal em Nova York e sua carreira na moda com sua prótese incorporada ao visual.

Obrigado por ser um modelo positivo e defender a inclusão no mundo da moda e da beleza, Mama Cax.

Seguindo seus muitos desafios no início da vida, Mama Cax desenvolveu um senso renovado de identidade, criou um caminho muito necessário no mundo para amputados e alcançou a fama, tudo em seus próprios termos.

Mama Cax abriu um caminho para si mesma na indústria da moda e na esfera da mídia social. Diante de dúvidas e incertezas (externas e internas), ela conseguiu combinar com sucesso seu amor pela moda e o ativismo pelos direitos das pessoas com deficiência em uma carreira que a viu compartilhar sua experiência e sabedoria na Casa Branca do governo Obama e no Fórum Global de Mulheres Líderes na Islândia. Mama Cax usou suas experiências de vida para capacitar e revitalizar outras pessoas, desde suas postagens no Instagram e interação até seus encontros e cumprimentos com seus seguidores.

Mamma Cax exibia lindas próteses estilizadas.

Representatividade

“Conforme o movimento da positividade corporal cresceu, Cax percebeu que mulheres negras e com deficiência eram pouco representadas nas mídias sociais”, informa o Google.

Ela começou então a fazer postagens regulares nas redes, em que defendia a inclusão dessas pessoas no mundo fashion.

Em 2017, ela estreou sua primeira campanha de moda. Um ano depois, foi capa da revista Teen Vogue.

Nesse período, a haitiana-americana se tornou modelo de grandes marcas, como Sephora, Asos e Tommy Hilfiger.

Em 8 de fevereiro de 2019 — há exatos quatro anos — Cax desfilou na Semana de Moda de Nova York.

Nesse mesmo ano, o câncer da modelo se agravou e ela morreu aos 30 anos.

“Como uma sobrevivente do câncer, ela se acostumou a enfrentar de frente e com sucesso os vários desafios da vida. É com essa mesma coragem que lutou em seus últimos dias”, escreveu à época a família de Cax numa postagem nas redes sociais.