Esporte

O mundo perde mais um Gracie, lutador faleceu aos 88 anos

Robson Gracie, uma lenda do Jiu-Jitsu brasileiro, faleceu aos 88 anos. Ele era pai de Renzo, Ryan e Ralph, e avô de Kyra. A notícia de sua morte foi confirmada por Kyra Gracie em suas redes sociais, embora a causa da morte ainda seja desconhecida.

Robson foi um membro proeminente da família Gracie e desempenhou um papel crucial no crescimento do Jiu-Jitsu brasileiro e do MMA no Brasil. Ele nasceu em 1935 e foi o segundo filho de Carlos Gracie, o patriarca da família.

Nos anos 1950, ele seguiu os passos do tio Hélio Gracie e do irmão Carlson e estreou no Vale-Tudo, com uma vitória sobre Artur Emídio. Mais tarde, ele também venceu Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana, arquirrival de Hélio e Carlson.

Em vida, Robson recebeu a faixa vermelha de Jiu-Jitsu, o nono e mais alto grau da modalidade.

Além de sua carreira no Jiu-Jitsu, Robson também teve notável envolvimento na política. Sua notoriedade no Jiu-Jitsu o levou a ser contratado como guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal do estado da Guanabara e cunhado do então presidente João Goulart. Após o golpe militar de 1964, ele foi preso por 64 dias e torturado, até ser liberado por intervenção de seu tio Hélio.

Na década de 1980, durante o primeiro mandato de Brizola como governador do Rio de Janeiro, Robson assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ). Neste período, promoveu o retorno dos eventos de Vale-Tudo ao estado, incluindo a lendária revanche entre Rickson Gracie e Rei Zulu no Maracanãzinho. Na mesma década, assumiu a presidência da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (FJJ-Rio).

Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.

“Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha”, escreveu Kyra, no Instagram.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *