DestaqueEconomia e política

TCE obriga vereador aliado de Casa Grande devolver dinheiro público

O vereador Josnei Rosa ainda aliado ao prefeito Casa grande foi obrigado a devolver dinheiro público ao Município de campo Magro.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), bem como o Ministério Público (MP) tem demorado muito em resolver situações irregulares que estão acontecendo constantemente no município. A Prefeitura também esconde extratos de altos cargos por longos períodos. É necessário uma maior atuação dos órgãos competentes diante dos vários indícios de irregularidades nos últimos anos, especialmente após a reeleição.

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ordenou que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campo Magro Josnei de Jesus Rosa restitua R$ 13.500,00 ao tesouro público deste município da Região Metropolitana de Curitiba, montante que deverá ser devidamente corrigido quando do pagamento. Conforme a decisão, os valores foram recebidos indevidamente pelo parlamentar pois os subsídios pagos a ele durante sua gestão superaram o teto remuneratório definido no artigo 29, inciso VI, da Constituição Federal.

Ainda em função da ilegalidade verificada em processo de Tomada de Contas Extraordinária, Josnei Rosa foi multado em R$ 5.236,00. A sanção, prevista no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR, corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR).

Decisão

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Maurício Requião, seguiu o entendimento manifestado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) da Corte e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) a respeito do caso.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 5/2023, concluída em 20 de abril. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 867/23 – Primeira Câmara, veiculado no dia 5 de maio, na edição nº 2.973 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte: TCE/PR

Imagem editada do perfil público do vereador. Na sua esquerda o vereador Josnei Rosa, ao centro o prefeito Casa Grande e na esquerda o vice.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *