DestaquePolícia

Incêndio atinge o abrigo de crianças Lar Paulo de Tarso

Na madrugada desta sexta-feira (14), por volta das 4h20, ocorreu um incêndio no abrigo temporário de crianças e adolescentes chamado Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. O fogo foi controlado por volta das 6h da manhã, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, tendo atingido também uma residência vizinha.

Dezenove pessoas, sendo 17 crianças e dois adultos, precisaram de atendimento médico devido ao incidente. Até o momento, foram confirmadas quatro mortes, sendo três delas crianças, sendo duas meninas e um menino.

Conforme as informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início em uma sala e se propagou para o terraço. As crianças que estavam nos quartos inalaram fumaça tóxica, mas não foram atingidas pelas chamas. As vítimas do primeiro dormitório foram resgatadas por uma janela, enquanto houve mais dificuldade para o resgate no segundo dormitório.

O Lar Paulo de Tarso foi fundado em 1991 e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e Juventude. Segundo o Corpo de Bombeiros, um garoto e uma cuidadora, cujos nomes e idades não foram informados, perderam a vida no local devido à gravidade do incêndio.

Outras duas crianças não resistiram ainda a caminho do hospital.

“O fogo atingiu, principalmente, a sala e o terraço. Os quartos não foram atingidos pelo fogo, mas sim pela fumaça extremamente tóxica”, informou o supervisor de Operações dos Bombeiros Lamartine Melo.

No local do incidente, 12 viaturas estão presentes para prestar socorro, e o Instituto de Criminalística (IC) irá avaliar as circunstâncias do ocorrido.

A emoção tomou conta dos bombeiros e outras equipes de resgate após o longo processo de retirada das vítimas.

De acordo com a nota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), oito crianças foram conduzidas para o Hospital da Restauração, localizado na área central do Recife. Duas delas não resistiram e faleceram durante o transporte. Outras quatro crianças foram levadas para a UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

Duas vítimas estão em estado de saúde mais grave e foram entubadas, enquanto outras duas estão sendo estabilizadas, conforme informações do SAMU. Além disso, cinco vítimas foram removidas de urgência para o Hospital Geral de Areias, sendo quatro crianças e um adulto, em ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

O diretor do Hospital da Restauração (HR), Petrus Andrade de Lima, concedeu uma entrevista à equipe da TV Jornal e informou que quatro crianças estão em ventilação mecânica assistida. Outras cinco aguardam por vagas na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. As vítimas que não necessitam de cuidados intensivos foram encaminhadas à Unidade de Queimados. Todos os profissionais da Pediatria estão concentrados na Emergência para fornecer os cuidados necessários às vítimas.

Vizinhos relataram ter escutado gritos de socorro durante o incidente.

“Não me deixe morrer, tia”, foi uma das frases ouvidas pelos vizinhos do abrigo e pelas equipes de resgate.

Outras testemunhas relataram ter escutado gritos de socorro por volta das 2h30 da madrugada.

Após a evacuação de todas as vítimas da instituição, pessoas presentes no local se reuniram em uma roda de oração e apoio.

NOTA Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 4h20 desta sexta-feira (14) para combater um incêndio no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso, situado na Rua Jerônimo Heráclio, n° 479, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Foram enviadas ao local 12 viaturas com equipes de resgate, incêndio e salvamento para prestar socorro.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *